Santos passou vexame da vida e tomou goleada histórica do Corinthians
Dentre os clássicos nacionais, Santos e Corinthians são responsáveis por movimentar uma das maiores rivalidades existentes. Embora a tentativa de superar o adversário seja evidente em todos os confrontos, o Peixe amarga goleada histórica para o Time do Povo, em ano que culminou em título para o algoz. A fim de remontar a história do derby, traremos à tona o dia em que o Alvinegro Praiano foi superado por 7 a 1.
Em 6 de novembro de 2005, o Corinthians recebeu o Santos no Pacaembu para a realização da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com seus torcedores em maior número nas arquibancadas, o elenco comandado pelo técnico Antônio Lopes dominou o confronto do início ao fim. Logo no primeiro minuto do clássico, Rosinei abriu o marcador, dando um choque de realidade nos adversários.
Apesar do susto, o Santos conseguiu reagir quase que de forma imediata, com Geilson deixando tudo igual aos oito minutos. No entanto, Nelsinho Baptista, na época treinador do Santos, deu abertura para que o Corinthians permanecesse tocando a bola com facilidade. O resultado não poderia ser outro a não ser uma goleada homérica.
Ainda na etapa inicial, Carlito Tevez balançou as redes de Fábio Costa duas vezes, realocando o Corinthians para o intervalo com uma vantagem de 3 a 1. Por outro lado, sem poder de reação, o segundo tempo foi tomado por mais quatro gols, sendo todos eles do Time do Povo. Novamente o argentino anotou um tento, enquanto Nilmar (x2) e Marcelo Mattos fecharam o caixão do Santos por 7 a 1.
Corinthians x Santos na atual temporada
Embora a goleada esteja presente na memória dos torcedores de Santos e Corinthians, os clubes não mais repercutiram outros vexames no clássico. A título de recordação, na atual temporada, o Time do Povo derrotou o Santos por 2 a 1, em jogo válido pela semifinal do Paulistão. No entanto, neste domingo (18), um novo encontro está programado, mas desta vez pelo Campeonato Brasileiro.
Diante da Neo Química Arena, o Corinthians recebe o Santos para a nona rodada da Série A, a partir das 16h (Horário de Brasília). Enquanto o Time do Povo surge na 10ª posição com dez pontos, o Peixe amarga a vice-lanterna com cinco. A nível de conhecimento, 2025 se tornou o pior início de campeonato do Alvinegro Praiano desde a imersão dos pontos corridos.